Sobre nós

Rede Colaborativa de Inovações em Atenção Primária à Saúde – ColaboraAPS
A Atenção Primária à Saúde (APS) é a base para o cuidado integral e resolutivo no Sistema Único de Saúde (SUS). Ao longo da história, experiências exitosas na APS foram fundamentais para demonstrar que o SUS é possível e viável. Essas experiências são essenciais para inspirar novas práticas e fortalecer a confiança em um SUS que dá certo.
É nesse cenário, de esforços voltados ao fortalecimento da APS e ao reconhecimento de seus avanços e desafios, que surge a Rede Colaborativa de Inovações em Atenção Primária à Saúde – ColaboraAPS. Sua concepção está relacionada à diversidade de contextos regionais na implementação das políticas de saúde no Brasil, ao reconhecimento de que avanços significativos coexistem com obstáculos estruturais, operacionais e de gestão no SUS, e à compreensão de que a APS ocupa posição central nos sistemas de saúde, sendo necessário dar visibilidade e disseminar experiências inovadoras capazes de apontar caminhos para o cuidado em saúde e o aprimoramento da política.
O que é a Rede
A Rede ColaboraAPS é um dispositivo de cooperação voltado a reforçar, aprimorar e fomentar experiências inovadoras em APS no SUS, valorizando práticas que produzem impactos nos serviços, no trabalho em saúde, na gestão e, sobretudo, na vida das pessoas.
Baseada em lógicas de cooperação horizontal e aprendizagem colaborativa, a Rede ColaboraAPS promove trocas entre territórios, fortalece a produção de conhecimento e amplia a visibilidade das inovações que fazem diferença no cotidiano da APS.
A iniciativa é coordenada pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/Fiocruz), em parceria com a Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde (SAPS/MS).
Objetivo Geral
A Rede ColaboraAPS tem como objetivo reforçar, aprimorar e fomentar inovações estratégicas na Atenção Primária à Saúde, destacando a cooperação horizontal como fundamento para o compartilhamento e fortalecimento de práticas exitosas.
Objetivos Específicos
Identificar
experiências inovadoras na gestão da APS relacionadas a dimensões estruturantes e enfrentamento de desafios contemporâneos.
Sistematizar
o conhecimento existente nas experiências.
Ofertar
aportes técnicos e metodológicos para o aprimoramento.
Promover
educação entre pares e intercâmbio entre experiências inovadoras.
Divulgar
experiências inovadoras.

“A Rede representa não apenas uma oportunidade de dar visibilidade e reconhecimento às importantes experiências produzidas na APS brasileira — mesmo diante de inúmeros desafios e dificuldades —, mas também um potente espaço de aprendizagem colaborativa, contribuindo para fortalecer a APS e o SUS”.
Eduardo Melo, vice-diretor de Escola de Governo em Saúde (VDEGS/ENSP/Fiocruz) e coordenador geral da Rede ColaboraAPS
Eixos Temáticos
Acesso e
Terriorialização na APS
Resolutividade e Coordenação do Cuidado na APS
Equidade e Diversidade em Saúde na APS
Sustentabilidade, Clima e Ambiente na APS
Planejamento, Gestão, Monitoramento e Avaliação na APS
Formação, Atuação e Desenvolvimento Profissional na APS
Escopo de Atuação de Rede ColaboraAPS
As experiências selecionadas para integrar a Rede ColaboraAPS participam de um ciclo colaborativo que combina intercâmbio, sistematização, formação e reconhecimento, fortalecendo a gestão da APS e ampliando a visibilidade das inovações.
No decorrer desse processo, elas terão a oportunidade de:
Participar de intercâmbios presenciais, incluindo visitas in loco entre gestores e profissionais-chave da APS
Integrar atividades formativas e espaços de aprendizagem entre pares, com oferta de aportes conceituais e técnicos
Dialogar com especialistas convidados e estabelecer contato com experiências nacionais e internacionais
Utilizar o ambiente virtual da Rede para interação e troca de saberes
Ser acompanhadas e sistematizadas, de modo a fortalecer sua continuidade e ampliar sua visibilidade
Receber, ao final do ciclo, publicações específicas sobre seu trabalho e um reconhecimento formal da ENSP/Fiocruz, destacando seu caráter inovador na gestão da APS
Equipe
Criada pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/Fiocruz), em parceria com a Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde (SAPS/MS), a Rede ColaboraAPS está organizada em coordenação geral e executiva, apoiada por frentes de gestão especializadas e por um grupo de Agentes de Cooperação (ACOOP), que atuam como elo entre a coordenação da rede e as experiências inovadoras, contribuindo para a integração das ações.
Realização





