Semeando Conhecimento, Colhendo Inclusão: Uma Metodologia Coletiva e Replicável na APS para Capacitar Cuidadores no Cuidado ao TEA
Eixo
Formação, Atuação e Desenvolvimento Profissional na APS
Equipe gestora da experiência
Anelise Nascimento Prates, Laura Nequini de Faria, Armiluz de Almeida Santos Machado e Paula Nair Lucchesi dos Santos
Data de início do experiência
1 de agosto de 2024
Município
Belo Horizonte (MG)
Palavras-chave
Inclusão SocialOrientação ParentalTranstorno do Espectro AutistaContexto e objetivo
A experiência nasceu do aumento de demandas na APS por cuidado de crianças com TEA, diante da insuficiência de respostas qualificadas. Profissionais relataram falta de preparo e recursos, gerando sobrecarga e fragmentação. O objetivo central é estruturar uma metodologia coletiva e replicável que capacite profissionais e empodere cuidadores. A proposta busca transformar a educação em serviço em prática contínua, fortalecendo a resolutividade da APS, ampliando o acesso, otimizando fluxos e apoiando famílias com ferramentas acessíveis.
Estratégias de implementação
A metodologia estrutura-se em quatro eixos: (1) capacitação técnica com a UFMG, nivelando o conhecimento dos profissionais; (2) Grupos de Orientação Parental, com 12 módulos temáticos e aplicabilidade cíclica nas unidades. O modelo é participativo, flexível e adaptável às realidades locais, garantindo sustentabilidade e replicabilidade. (3) suporte contínuo via matriciamento com neuropediatria e centros de reabilitação, fortalecendo fluxos e resolutividade; (4) comunicação ampliada, com cartilha digital para famílias; (5) construção de Linha de Cuidado Municipal da Pessoa com Suspeita e Diagnóstico de TEA.
Resultados e continuidade
Mais de 300 profissionais foram capacitados, mais de 25 grupos de pais e/ou crianças neurodivergentes/transtorno do desenvolvimento implementados e um acervo de 12 módulos pedagógicos foi consolidado. Resultados incluem maior segurança profissional, melhor qualificação do cuidado, fortalecimento do vínculo entre rede e famílias e redução da fragmentação nos fluxos. O modelo é de baixo custo e alta replicabilidade, com potencial de expansão para todas as unidades. Entre os desdobramentos, destacam-se a consolidação de práticas formativas permanentes e a ampliação da rede de apoio às famílias.
