Ciclos

Sobre o 1º Ciclo
Experiências Selecionadas
Centenas de iniciativas foram inscritas e passaram por um processo avaliativo conduzido por uma comissão de especialistas convidados. Esse processo envolveu etapas classificatórias e eliminatórias, resultando na seleção das 29 experiências participantes do atual ciclo colaborativo.
Destaques do Processo Seletivo
472
experiências submetidas
29
iniciativas inovadoras selecionadas
13
estados brasileiros representados
26
municípios
(sendo 9 capitais)
25
experiências de âmbito municipal
04
experiências de âmbito estadual
113
gestores, gestoras e profissionais-chave envolvidos(as)
Critérios de Seleção
Foram consideradas elegíveis as experiências inovadoras relacionadas à organização, funcionamento e gestão da APS, em nível municipal, regional ou estadual, conduzidas pelas respectivas instâncias de gestão do SUS.
As iniciativas passaram por avaliação segundo os seguintes critérios:
Originalidade e Inovação
Abrangência
Consistência
Relevância
Tempo de implementação
mínimo de 6 meses completos no momento da submissão
Histórico da Rede
ColaboraAPS
A Rede ColaboraAPS teve como marco de seu início o lançamento da Chamada Pública FIOCRUZ/ENSP/VDEGS Nº 01/2025 para seleção de experiências inovadoras na Atenção Primária à Saúde no Sistema Único de Saúde, em julho/2025.
Ao todo, 472 experiências foram submetidas para na chamada pública. O processo seletivo, realizado entre junho e agosto de 2025, incluiu análise documental e entrevistas, contando com a colaboração de um conjunto de especialistas no tema.
Ao final do processo, 29 experiências relacionadas à organização, funcionamento e gestão da APS no SUS — nos níveis municipal e estadual, e provenientes de diferentes regiões do Brasil — foram selecionadas para participar do ciclo inaugural da Rede, com duração prevista para nove meses. A seleção reuniu iniciativas das cinco regiões do Brasil e de 14 estados, que abrangem os seis eixos temáticos da chamada — Acesso, Equidade, Formação, Planejamento, Resolutividade e Sustentabilidade — garantindo diversidade regional e temática.
