Portal ENSP - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Portal FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz

III Encontro Nacional da Rede ColaboraAPS marca encerramento do 1º ciclo e anúncio de chamada pública para experiências inovadoras na APS 

Compartilhar:

Por: Manoelli Santos

Lançamento de livro e homenagem às 30 experiências selecionadas foram destaque na cerimônia de encerramento do evento 

Na última sexta-feira, dia 6 de maio, em Brasília, o III Encontro Nacional da Rede ColaboraAPS encerrou seu primeiro ciclo com uma programação marcada por reconhecimento, emoção e pelo anúncio de novos caminhos para a Atenção Primária à Saúde (APS) no Brasil. A cerimônia de encerramento reuniu gestores, trabalhadores da saúde, representantes de instituições parceiras e experiências selecionadas de diferentes regiões do país, celebrando os resultados construídos ao longo dos nove meses da iniciativa e abrindo oficialmente a chamada pública para o 2º ciclo da Rede ColaboraAPS. 

Durante a solenidade, foram entregues 30 placas em homenagem às 30 experiências selecionadas pela Rede ColaboraAPS, reconhecendo o trabalho desenvolvido ao longo do primeiro ciclo. As iniciativas foram destacadas por sua contribuição ao fortalecimento da APS nos territórios, ampliando o acesso e reforçando o Sistema Único de Saúde (SUS) como espaço de inovação e cooperação. 

A solenidade contou com a presença de secretários de saúde e representantes de municípios de diversas regiões do Brasil, além de representantes da Fiocruz, da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde (SAPS/MS), da OPAS, do CONASS, do CONASEMS e de instituições parceiras da Rede. 

Um dos momentos de destaque foi o anúncio do 2º ciclo da Rede ColaboraAPS, realizado pela Secretária de Saúde da SAPS/MS Ana Luiza Caldas, que reforçou a importância da continuidade da iniciativa e da ampliação das experiências inovadoras no SUS. 

Segundo a secretária, a nova etapa representa uma oportunidade estratégica de dar visibilidade às práticas desenvolvidas nos territórios e fortalecer o papel da APS como coordenadora do cuidado. “A chamada pública do III Encontro Nacional da Rede ColaboraAPS é uma importante oportunidade para dar visibilidade às experiências inovadoras que fortalecem a Atenção Primária à Saúde nos territórios do SUS. Ao valorizar o trabalho desenvolvido por gestores e equipes de saúde em todo o país, a iniciativa contribui para a troca de conhecimentos e para a construção de soluções cada vez mais qualificadas e próximas das necessidades da população”, destacou. 

A nova fase da Rede busca ampliar a troca de conhecimentos entre gestores, trabalhadores e equipes da APS, fortalecendo soluções inovadoras voltadas às necessidades da população e promovendo maior integração entre territórios e níveis de atenção. As inscrições para a chamada pública estão abertas de 11 de maio a 9 de junho de 2026. A iniciativa busca identificar experiências inovadoras voltadas à ampliação do acesso na APS e ao fortalecimento das interfaces entre a Atenção Primária e a Atenção Especializada, promovendo mais integração, coordenação e continuidade do cuidado nos territórios. 

Ao final do processo seletivo, até 20 experiências serão selecionadas para participar de um ciclo de colaboração com duração de até seis meses, incluindo atividades formativas, encontros presenciais e virtuais, visitas técnicas e espaços de intercâmbio entre diferentes regiões do país. As iniciativas selecionadas também receberão reconhecimento institucional, apoio técnico e custeio para participação nas atividades presenciais da Rede. 

Para Eduardo Melo, o encerramento do primeiro ciclo representa um marco de consolidação do trabalho colaborativo desenvolvido ao longo dos últimos nove meses. Durante a fala de encerramento, o coordenador parabenizou todas as experiências participantes, destacando o compromisso das equipes com a inovação e o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde nos territórios do país.  

Para ele, a Rede ColaboraAPS se configura como um importante espaço de cooperação, intercâmbio e fortalecimento da APS no Brasil. Ele destacou o apoio da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS/MS) na viabilização das ações da Rede e ressaltou o envolvimento de gestores, trabalhadores, instituições parceiras e municípios ao longo do ciclo. Também enfatizou a perspectiva de ampliação das experiências inovadoras por meio de novas chamadas públicas e da construção de ciclos colaborativos, além do potencial de reconhecimento internacional das experiências brasileiras em APS e das possibilidades de cooperação com a América Latina e organismos internacionais. 

Para Eduardo Melo, o principal legado da Rede está na construção coletiva de estratégias e métodos capazes de fortalecer políticas públicas e ampliar a cooperação entre os territórios do SUS. “Estamos pensando em métodos e estratégias complementares de gestão para apoiar a revalidação e o fortalecimento das políticas públicas, consolidando esse coletivo que construímos aqui e que representa esse movimento colaborativo. Mais uma vez, muito obrigado a todos vocês e seguimos”, afirmou. 

Lançamento do livro celebra encerramento do primeiro ciclo 

A programação também contou com o lançamento do livro sobre as experiências desenvolvidas durante o primeiro ciclo da Rede ColaboraAPS. Produzida pelas equipes gestoras, a publicação reúne reflexões, trajetórias e práticas construídas ao longo da iniciativa, fortalecendo a disseminação do conhecimento e das experiências inovadoras na Atenção Primária à Saúde. 

Para Margareth Gomes, uma das organizadoras, a obra funciona como um importante instrumento de memória e valorização das experiências dos territórios. “O livro contribui para fortalecer e dar visibilidade às experiências do ColaboraAPS à medida em que funciona como um registro e uma memória. Registro daquilo que se narrou sobre a experiência, memória do que foi realizado no SUS de cada localidade”. 

Ela também ressalta o caráter coletivo do encontro. “O III Encontro proporcionou não apenas o lançamento do livro, mas a confluência de muitos atores-autores, que foram aqueles que protagonizaram suas histórias. Essas pessoas se encontraram e, numa comunidade de compartilhamento de emoções e sentidos, se conectaram como parte da APS do Brasil, para abrir espaço para novas conexões pós-primeiro ciclo”, afirmou. 

Sobre a Rede 

A Rede ColaboraAPS, uma parceria entre a Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde (SAPS/MS) e a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, atua como um dispositivo de cooperação horizontal voltado ao reconhecimento, fortalecimento e disseminação de experiências inovadoras na Atenção Primária. 

Ao valorizar soluções construídas no cotidiano dos serviços, a iniciativa promove a circulação de saberes, fortalece a disseminação do conhecimento e amplia a visibilidade de práticas alinhadas às necessidades da população. 

Mais informações sobre a chamada pública do segundo ciclo da rede e detalhes do processo de submissão de experiências, acesse em:  https://colaboraaps.ensp.fiocruz.br/2026/05/04/ciclo2/