Portal ENSP - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Portal FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz

Rede ColaboraAPS impulsiona inovação na Atenção Primária à Saúde no SUS em I Encontro Nacional 

Compartilhar:

O I Encontro Nacional da Rede ColaboraAPS, realizado no Rio de Janeiro, teve início no dia 21, na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), em atividade aberta ao público que marcou a apresentação da Rede. O evento reuniu gestores, profissionais, pesquisadores de todo o país e convidados internacionais para discutir e compartilhar experiências que fortalecem a Atenção Primária à Saúde (APS) no Sistema Único de Saúde (SUS).

A cerimônia de abertura contou com a participação de Marco Menezes, diretor da ENSP; Patrícia Canto, representando o presidente da Fiocruz; Ana Cláudia Cardoso Chaves, representando a Secretária de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde (SAPS/MS); Júlio Pedroza, representante da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil; Harlene Cristina Dias de Armada e Silva, representando o Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (CONASS); e Eduardo Melo, vice-diretor da Escola de Governo em Saúde da ENSP e coordenador da Rede.

A programação da manhã prosseguiu com a conferência de abertura do professor Emerson Merhy (UFRJ), que provocou reflexões sobre “Os serviços de saúde do SUS: um lugar de construção do comum?”, destacando os desafios e potencialidades do sistema. “O SUS é mais do que um sistema”, ressaltou o professor, “é um espaço de construção coletiva, de encontros e de cuidado que se reinventa constantemente na prática diária”. A mediação da conferência foi realizada por Ana Cláudia Chaves (SAPS/MS).

Perspectivas Globais e Liderança na Troca de Experiências

A Mesa Redonda Internacional “Experiências de Atenção Primária à Saúde no cenário Ibero-Americano: perspectivas do Chile, Espanha e Portugal”, realizada na parte da tarde e coorganizada em parceria com o Centro Colaborador da OPAS/OMS para Formação e Desenvolvimento Estratégico para Sistemas de Saúde com Ênfase em Atenção Primária à Saúde (VDEGS/ENSP/Fiocruz) e o Observatório do SUS, foi marcada pelo compartilhamento de experiências e pela reflexão sobre caminhos comuns para o fortalecimento da APS em diferentes contextos. A troca de saberes entre países evidenciou desafios globais, mas também soluções inspiradoras que reafirmam a centralidade da atenção primária para a garantia do direito à saúde.

A mesa contou com a coordenação de Eduardo Melo (ENSP/Fiocruz), a mediação de Júlio Pedroza (OPAS/OMS) e a participação de Bernardo Martorell (Ministério da Saúde do Chile), Marta García Caballos (Servicio Andaluz de Salud, Espanha), Ana Correia Oliveira (Serviço Nacional de Saúde, Portugal) e Lígia Giovanella (ENSP/Fiocruz) como debatedora.

Imersão Colaborativa

Os dias seguintes, 22 e 23, foram dedicados às atividades internas da Rede, voltadas à imersão e à troca de conhecimentos entre as 29 experiências inovadoras que integram o 1º ciclo colaborativo.

A manhã do segundo dia começou com visitas à exposição digital das experiências, seguida da plenária “Entrando no ritmo ColaboraAPS: panorama e orientações iniciais”, que apresentou os eixos de trabalho e preparou o grupo para a atividade “Trocas que inspiram: apresentação e encontro entre as experiências”, espaço em que as equipes gestoras compartilharam suas trajetórias, desafios e aprendizados.

No período da tarde, as atividades se concentraram em oficinas práticas voltadas à sistematização das experiências e em oficinas temáticas, que abordaram temas como produção audiovisual, acesso aos serviços de APS, navegação do cuidado, desmedicalização, comunicação e liderança, e indicadores e boas práticas. As oficinas foram conduzidas por especialistas e facilitadores convidados.

O dia foi encerrado com a vivência “Sentindo a Vida: Experiência sensorial corporal”, que reforçou a importância do bem-estar, da integração e do cuidado também com quem cuida.

Visitas de Campo e Conexões para o Futuro

O último dia do Encontro uniu teoria e prática, com visitas guiadas às Clínicas da Família São Sebastião (Caju) e Estácio de Sá, no Rio de Janeiro, proporcionando aos representantes das experiências um contato direto com o cotidiano das unidades de APS do município. A programação da manhã incluiu ainda o Café Mundial, voltado a debater os atributos e diretrizes da Atenção Primária à Saúde no SUS, promovendo um diálogo coletivo sobre os pilares que sustentam a APS no país.

Na parte da tarde, o encontro entre os agentes de cooperação e as equipes gestoras foi marcado por alinhamentos sobre as próximas etapas do ciclo da Rede ColaboraAPS. Para finalizar, a plenária “Sintoniza ColaboraAPS: combinados para o percurso e memórias do I Encontro Nacional” sintetizou os aprendizados e reafirmou o compromisso coletivo com o fortalecimento da APS.

Para Eduardo Melo, vice-diretor da Escola de Governo em Saúde da ENSP/Fiocruz e coordenador da Rede ColaboraAPS, o I Encontro Nacional representou um marco na consolidação da iniciativa:

“O I Encontro Nacional foi um momento de grande alegria coletiva, concretizando a Rede ColaboraAPS — um projeto sonhado e construído a muitas mãos. Ao conectar e dar visibilidade a experiências inovadoras, criou uma espécie de onda com grande potencial. A rede expressa o compromisso coletivo com o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde e com o reconhecimento e fomento a inovações que contribuam para tornar o SUS cada vez mais potente, inclusivo e cuidador. A rede nasce do esforço conjunto entre a ENSP/Fiocruz, por meio da Vice-direção da Escola de Governo em Saúde, e a Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, reafirmando a importância da colaboração entre experiências para transformar políticas e práticas de saúde no país.”

A Rede ColaboraAPS

A Rede Colaborativa de Inovações em Atenção Primária à Saúde é uma iniciativa da ENSP/Fiocruz em parceria com a Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde (SAPS/MS). Concebida para fortalecer a APS, a Rede busca demonstrar a vitalidade e a capacidade do SUS por meio de experiências exitosas, inspirar novas práticas e reforçar a confiança no sistema.

O projeto promove trocas entre territórios, estimula o intercâmbio entre as equipes participantes, fortalece a produção de conhecimento e incentiva processos de aprendizado colaborativo, contribuindo para o aprimoramento do cuidado em saúde e para o desenvolvimento de soluções transformadoras na Atenção Primária do SUS.

As ações da Rede ColaboraAPS seguem nos próximos meses com intercâmbios virtuais e presenciais, além de processos de sistematização e compartilhamento de aprendizados.

Acompanhe as próximas etapas e registros do I Encontro Nacional aqui nos canais da Rede e nos canais oficiais da ENSP/Fiocruz.

Confira a galeria de fotos do I Encontro Nacional no Flickr da Rede.