A Chamada Pública para seleção de experiências inovadoras na Atenção Primária à Saúde chegou ao resultado final, reunindo iniciativas das cinco regiões do Brasil e de 14 estados, que abrangem os seis eixos temáticos da chamada — Acesso, Equidade, Formação, Planejamento, Resolutividade e Sustentabilidade — garantindo diversidade regional e temática.
Ao todo, 472 experiências foram submetidas para integrar o 1º ciclo de colaboração da Rede ColaboraAPS. O processo seletivo, realizado entre junho e agosto, incluiu análise documental e entrevistas, contando com a colaboração de um conjunto de especialistas no tema.
A equipe de Coordenação da Rede agradece a todos os atores e instituições que submeteram experiências na Chamada Pública. O processo permitiu revelar a riqueza e diversidade das iniciativas desenvolvidas em diferentes contextos do país, evidenciando o compromisso coletivo com o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde no SUS.
Confira o resultado final das experiências selecionadas aqui 
https://informe.ensp.fiocruz.br/assets/anexos/d3e41ed480b30224ebe7b0164d1a8267.PDF
SOBRE A REDE
A Rede ColaboraAPS, iniciativa da ENSP/Fiocruz em parceria com a Secretaria de Atenção Primária do Ministério da Saúde (SAPS/MS), é um dispositivo de cooperação técnica que tem como objetivo fortalecer, aprimorar e impulsionar experiências inovadoras em aspectos estratégicos da APS. Baseada em lógicas de cooperação horizontal e aprendizagem colaborativa, a Rede busca fomentar experiências por meio de intercâmbio in loco entre experiências, processos de aprendizagem entre pares, identificação, sistematização e apoio à qualificação das iniciativas, ampliando sua visibilidade e potencial de multiplicação em diferentes contextos.
Divulgação originalmente publicada no Informe ENSP em 4 de setembro de 2025 INSERIR LINK https://bit.ly/4kTx3Ta

